quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Blazer para mulheres - Parte I - A Invenção

As mulheres mais elegantes e antenadas em moda sabem que o guarda roupa feminino precisa ter pelo menos um blazer pretinho. As outras cores e formatos vão sendo acrescentados de acordo com o gosto e o que a moda vai trazendo para o nosso dia a dia. Mas você sabe a história dessa peça tão importante na nossa vida? Bem, para começar esta matéria, precisamos primeiramente esclarecer uma dúvida frequente: a diferença entre blazer, paletó e terno:
BLAZER é o casaco que pode ser usado combinado com a calça formando o PALETÓ, junto com o colete temos o TERNO, que é o conjunto das três peças. Esclarecido isso, vamos continuar.
Na década de 20 o blazer foi introduzido ao guarda-roupa feminino por Coco Chanel como uma expressão da força que as mulheres adquiriam. O blazer era combinado com saias pregueadas, camisas e gravatas. Além disso nesta mesma época ficou famoso o blazer estilo marinheiro, com listras azuis e brancas e botões dourados.
Coco Chanel
Depois da liberdade dada por Chanel, o blazer volta a ter grande importância na metade dos anos 60, desta vez com mais poder e imponência, representando uma nova atitude feminina. Este tornou-se a marca revolucionária de Yves Saint Laurent que apresentou em 1966 "Le Smoking", que difundiu o uso de paletós e ternos (e o próprio smoking) pelas mulheres.
"Le Smoking" a revolução fashion de Yves Saint Laurent
Nos anos 70 a peça continuou em alta, principalmente em paletós e desta vez em diversas estampas e cores que eram característicos a época.
A revolução dos costumes no que havia de mais tradicional
Desde então o blazer se tornou uma peça chave no guarda roupa de muitas mulheres, e sua evolução passou por muitos momentos. Um exemplo dessa modificação é a década de 80 que apresentava volumes nos ombros, cores e estampas. Também o clássico blazer yuppie que veio como resposta a entrada de mulheres nas bolsas de valores e carreiras administrativas.
Em nossos dias o blazer continua conquistando cada dia mais mulheres sendo uma alternativa prática e super estilosa para todos os momentos. Mas o uso dos blazeres nos dias de hoje é assunto para uma próxima matéria. Aguardem a parte II: Blazer nas últimas temporadas de moda.


(Fonte: TexPrima http://www.texprima.com.br/2012/08/15/blazer-para-mulheres-parte-i-historico/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário