segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Outubro Rosa: como uma fitinha pode salvar uma vida

Possivelmente você já escutou o termo "Outubro Rosa". Tenho praticamente certeza disso. Se não ouviu, acredito que já viu alguma interação associada a esse movimento de conscientização contra o câncer de mama.  Até o Cristo Redentor no Rio de Janeiro já ficou todo iluminado em Rosa para lembrar a todos da importância da saúde da mama.
 
  Esse movimento que começou em 1990 em Nova Iorque com a corrida pela cura se espalhou pelo mundo e já ajudou a salvar muitas vidas. A campanha é ampla e é direcionada a toda a sociedade, mas principalmente às mulheres como forma de ressaltar a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, que infelizmente pode afetar a todas as famílias.
Mas se você quer ajudar a conscientizar às pessoas, não precisa mudar a pintura da sua casa, ou mesmo a iluminação. Outra forma de espalhar essa informação, é usando um laço de fita rosa na sua roupa, como na foto abaixo. Isso desperta o interesse das pessoas e ajuda a compartilhar esse conhecimento que salva vidas.

Vale lembrar que a atriz Hollywoodiana Angelina Jolie recentemente divulgou que havia feito uma dupla mastectomia para a retirada dos seios, visto que tinha grande propensão para sofrer com a doença. A mãe da atriz faleceu  aos 56 anos de idade devido ao câncer de mama, e foi um dos motivos que motivou a atriz a encarar essa cirurgia para poder aproveitar mais tempo com os seus filhos. "A vida está cheia de desafios. Os que não devem nos dar medo são os que podemos enfrentar e podemos controlar." - declarou Angelina.
Exemplo de pro-atividade e coragem, Angie fez cirurgia que fez a retirada das mamas que preserva o aspecto dos bicos dos seios
Nossa cidade (Niterói) assim como no ano passado também se engajou nessa campanha e já desenvolveu um calendário para a disseminação dessa importante arma que é o conhecimento. Veja AQUI a programação. Mais uma vez, para nosso orgulho, o Museu de Arte Contemporânea ganhará nova iluminação para relembrar às pessoas de cuidarem-se sempre.

 A ESTORANI super apóia essa idéia. Saúde é tudo de bom, e não podemos brincar com ela! Veja abaixo como fazer o autoexame das mamas:
Importante lembrar que a consulta ao ginecologista e a realização de mamografia para mulheres acima dos 40 deve ser frequente. E caso você encontre algum corpo estranho em sua mama, não precisa se desesperar, como todo órgão do corpo humano, há nódulos benignos também. Mas é importantíssima a visita a um médico para receber orientação e fazer novos exames. De acordo com o INCA, o autoexame das mamas não deve ser usado como o único método de detecção, ele é complementar para a detecção de corpos estranhos.
Cuide-se! A detecção precoce ajuda na eficiência do tratamento.
Mais informações também, você encontra no site do INCA (Instituto Nacional do Câncer) clicando AQUI.

Fotos: internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário