terça-feira, 24 de março de 2015

Tecnologia e moda, casamento perfeito para tempos modernos

Que a tecnologia invadiu o campo da moda, não é novidade. As confecções já contam com máquinas digitais e softwares que dimuem o desperdício de materiais e melhoraram o aproveitamento do tempo e dos materiais. Mas agora outro setor que vem ganhando muita inovação é a parte final dessa cadeia produtiva: os pontos de vendas, principalmente as lojas de varejo.
De olho na satisfação do seu cliente e também no aumento de vendas, programas tem sido desenvolvidos para melhorar o atendimento aos consumidores e melhorar a exposição dos produtos. Assim surgiram as "smart fitting room" (ou provadores inteligentes) onde as pessoas não precisam mais se despir para experimentar aquele modelo lindo que achou no cabide.
O acesso para o consumidor é simples e bem interativo, precisa de um monitor de tela plana, uma câmera conectada ao sistema e uma boa iluminação para que os algoritmos do software façam a sua parte! O computador além de "encaixar" a imagem da peça escolhida pela pessoa no corpo dela, ainda oferece sugestões de peças que combinam com o item provado virtualmente.


Essa tecnologia já vem sendo utilizada em sites de venda on-line, principalmente lojas de acessórios e óculos, mas alguns sites de roupas também utilizam este recurso que pretende agradar mais o cliente e diminuir o número de trocas. E-stores como Dafiti, Triton Eyewear, Maria Valentina e outros já utilizam a tecnologia.
Focando ainda mais nas lojas físicas de varejo, a SAP, empresa fornecedora de software de gestão empresarial, trouxe um novo conceito desse provador virtual para aproximar a experiência de compra em lojas físicas com o comércio eletrônico. Ele consiste em um centro de gerenciamento unificado do estoque com o sistema de vendas, onde as peças da loja que devem ser digitalizadas e marcadas com etiquetas inteligentes lidas por sensores nos provadores.
Ao entrar no provador o sensor identifica a peça e fornece na tela de tablets opções de outras peças disponíveis na loja que combinem com a roupa provada. Havendo interesse do cliente, uma mensagem é enviada para o celular do vendedor que logo provindeciará esta, diminuindo o tempo de espera. Caso o item não seja comprado, ele retorna automaticamente ao sistema de estoque.
Esse sistema voltado para grandes redes de varejo é ajustado de acordo com o administrador da loja e pode recolher informações do perfil do cliente para facilitar a oferta de produtos similares na mesma visita ou em outras futuras. A novidade já está em testes no Brasil.
Chega de ser incomodado com peças que não são do seu gosto! A tencologia veio para ajudar e melhor a experiência de compra!

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