quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

1º de Dezembro: a ESTORANI também participa do Dia Mundial de Combate a AIDS.



“A Aids não tem preconceito. Previna-se.” Esse é o slogan da 14ª Conferência Nacional de Saúde lançada hoje pelo Ministério da Saúde em referência ao Dia Mundial de Combate a AIDS. A proposta é estimular a reflexão sobre uma sociedade menos preconceituosa, mais solidária e tolerante à diversidade sexual e às pessoas vivendo com HIV/aids.
O dia 1º de dezembro foi instituído pela Assembléia Mundial de Saúde em 1987, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) como o dia em que o mundo deve unir forças para a conscientização sobre essa doença que atingiu escala mundial principalmente a partir da década de 80. E o laço vermelho foi eleito como o seu símbolo nessa luta. Segundo a Organização Mundial da Saúde, ao final de 2007, 33 milhões de pessoas conviviam com o vírus do HIV no planeta. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, desde 1980 até junho de 2007, foram registrados mais de 470 mil casos.
Ao contrário do que foi muito difundido há alguns anos, a Aids não é uma doença que atinge a apenas um “grupo de riscos”. Todos estão expostos a esse vírus! Pessoas solteiras, casadas, e de todas as faixas etárias.
A transmissão do vírus acontece basicamente por contato com fluidos corporais de uma pessoa infectada. Assim, o contágio pode acontecer durante o sexo (anal, vaginal, oral) sem preservativo, transfusão de sangue, agulhas hipodérmicas contaminadas, por intercâmbio entre a mãe e o bebê durante a gravidez, durante o parto, amamentação. É preciso cuidar-se.
Embora os tratamentos para a Aids e HIV possam retaradar o curso da doença, não existe atualmente nenhuma cura ou vacina para evitar o vírus. O tratamento existente antiretroviral reduz a mortalidade e a morbidade da infecção pelo HIV, no Brasil, a distribuição é gratuita e universal pela rede de saúde. Devido à dificuldade em tratar a infecção pelo HIV, a PREVENÇÃO da infecção é um objetivo chave para controlar a pandemia da Aids, com organizações de promoção da saúde do sexo seguro e programas de troca de seringas na tentativa de retardar a propagação do vírus.
          A ESTORANI é adepta dessa conscientização e apóia a prevenção como melhor forma de tratamento. Mas lembra também que a pessoa portadora do vírus HIV precisa de carinho e atenção. Abraço não transmite o vírus. Para maiores informações a respeito da doença consulte o site www.aids.gov.br . Informe-se. Previna-se. Viva feliz e saudável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário